Desratização

 

A Desratizadora Pratec, contra baratas, formigas, ratos, cupins e outros insetos podem garantir a proteção da saúde em desratizar residências, escolas, restaurantes, empresas e outros ambientes de uso comum.

Tem como especialidade em Controle de Pragas, Desratizar: Ratos, Ratazanas e Camundongos Vigilância Sanitária.

Roedores Sinastrópicos,a Desratizadora é um Controle de roedores tais como ratos de esgoto que é a Ratazana, os ratos de telhado e os camundongos desratização.

O homem cria nas suas habitações e anexos peri-domiciliares condições para a instalação dos roedores chamados sinatrópicos. Os alimentos e água armazenados e o refugos complementam as condições para a proliferação de grandes quantidades desses animais, dividindo literalmente o espaço físico construído pelo homem.

Os roedores que habitam o meio urbano são animais de hábitos noturno, semi-aquático e extremamente cautelosos.

São três as espécies de roedores sinatrópicos mais importantes.

 

Ratos de Esgoto (Rattus norvegicus)

p17

 

Apresentam hábitos semi-aquáticos, sendo excelentes nadadores. Habitam comumente os esgotos, os beirais dos córregos, valas, rede pluvial e ainda próximo a rios.

São animais que pes
am em média 300g, apresentam o comprimento da cabeça mais o corpo, membranas interdigitais, orelhas relativamente pequenas e focinho achatado.

Quando jovens, podem ser confundidos com ratos de telhado.

 

Ratos de Telhado (Rattus rattus)

p18

Estes animais habitam normalmente a parte alta dos prédios, ou mesmo das plantas.

Fazem seus ninhos quase sempre acima do solo, em arbustos, sótão de casas, nas sacarias ou frestas de muro, onde podemos notar a presença de fiapos de panos, pelos, gravetos, restos de alimentos e fezes afiliadas. A presentam grande habilidade no deslocamento sobre paredes, vigas, cabos telefônicos ou até fios elétricos.

Seus pés não apresentam membranas interdigitais, porém possuem planta larga e com calos estriados. A pelagem é delicada, apresentando assim o dorso preto ou cinza chumbo.

Seu corpo mais cabeça mede em torno de 16 a 21 cm, sendo que só a cauda mede 19 a 25 cm. Estes animais costumam pesar de 80 a 280g.

 

Camundongos (Mus musculus)

p19

Habitam despensas, móveis pouco usados, estantes de livros, gaveteiros etc.

São essencialmente casseiros, procuram viver a menos de 10 metros da fonte de alimento.

São muito pequenos, pesam entre 15 e 25g e não apresentam dificuldade de identificação, quando comparados às outras espécies.

 

INSETICIDAS A SEREM UTILIZADOS.

 

p20

 

Doenças transmitidas pelos ratos

 

Os roedores procriam ate 6 (seis) vezes a cada  3 (três) meses. Dependendo das fontes de alimentos, as ratazanas (rattus norvegicus) e o rato de forro ou de telhado (rattus rattus) pode procriar de 8 a 14 filhotes por ninhada,enquanto os camundongos (mus músculos) geram entre 3 a 8 por ninhada.

 

Infelizmente, os roedores não causam somente danos materiais. Na verdade, o papel mais triste que o rato representa e sua ação como transmissor em potencial de uma enorme serie de doenças, tanto o homem (zoonoses) como em outras espécies animais.

 

Hatavirose – através de suas fezes e urina podem transitar o hantavirus, um novo agente que já surgiu em nossos pais, causando severa virose de curso mortal. A contaminação se da pela inalação de partículas e de fezes seca dos roedores contaminados.

 

Leptospirose – onde o roedor é o principal transmissor através da sua urina, contaminando os alimentos, água, bebida, e ate o próprio ambiente asleptospiras causadoras da doença. Perda de peso, febre intensa, queda na produção leiteira, abortamento precoces são alguns do sintoma  que devem alertar os médicos para um possível diagnostico dessa doença. Principalmente gatos, cachorro, etc. são particularmente sensíveis a leptospirose.

 

Peste (bubônica, pneumonia, septicemica) (yersinia pestis), uma doença mais antiga que afligiu a humanidade, transmitida através das pulgas do rato (principalmente a xenopsylla cheopis). A morte negra, como era chamada, chegou a matar milhões de pessoas na Europa e Ásia, transmitida naquela época pelo rato preto (rattus rattus)    

Sarna e micoses – os roedores em geral podem disseminar mecanicamente os argentes causadores desses ectoparasitoses, tanto ao homem como em outros animais.

Este é uma breve síntese sobre a biologia dos ratos.

Copyright © 2018 - Pratec Desentupidora - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvimento: BD Publicidade - TudoParaSites